APRESENTAÇÃO

Bem-vindos ao XI Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa que se realizará, pela primeira vez, em Luanda, Angola.

O XI Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa irá decorrer entre os dias 19 e 25 de Novembro de 2012 sob a coordenação do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, sob o lema "As Novas Tendências da Geoquímica Aplicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Indústria".

A Geoquímica como um dos ramos das Ciências Geológicas que estuda, fundamentalmente, as leis da repartição e migração dos elementos químicos na Terra, tem sido desenvolvida de forma moderna em várias áreas de especialidade, como por exemplo: a Cosmoquímica, a Geoquímica de Alta Temperatura, a Geoquímica de Baixa Temperatura, a Geoquímica Orgânica, a Geoquímica dos Isótopos, a Geoquímica Ambiental e a Geoquímica Mineral ou Prospecção Geoquímica, que utiliza os princípios da distribuição dos elementos na natureza na procura de anomalias economicamente viáveis.

A grande diversificação e ampliação do espectro de abrangência da geoquímica nos dias actuais fizeram desta disciplina uma ferramenta de eleição não só nos vários campos da investigação científica, como também na solução de problemas em diversas áreas da actividade humana.

Neste contexto, espera-se uma grande participação de especialistas dos países de expressão portuguesa, tendo como objectivo a promoção do intercâmbio científico e técnico de profissionais que desenvolvem as suas actividades nesta área científica.

A organização irá encorajar fortemente a participação de jovens estudantes e investigadores das Geociências e áreas afins.

O XI Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa compreenderá sessões científicas divididas por áreas temáticas com comunicações orais, em painel e conferências plenárias.